Valores: A bússola na sua viagem
Os seus valores são perfeitos, porque eles são seus. Ninguém pode definí-los para você.

"Se não decidimos para onde vamos, estamos sujeitos a acabar indo para onde nos direcionam"
DITADO CHINÊS
O que são Valores?
Os valores são crenças e princípios construidos e fortalecidos de acordo com as vivências de cada pessoa. Eles refletem como a pessoa deseja ser, como é e como age em diferentes situações,
guiando nossas ações, metas, vontades e relacionamentos pessoais e profissionais.
Permitem que haja conexão e coerência entre o que acreditamos, desejamos, valorizamos e o que fazemos. Portanto,
eles se tornam nossas bússolas nos levando em direção ao que é realmente importante e nos ajudando a seguir em frente na vida, apesar das dores.
Quando vivemos uma vida em desacordo com nossos valores, sentimos que estamos perdidos, sem rumo, a deriva, e então sofremos.
Mas a pergunta principal é “você reconhece quais são os seus reais valores que guiam a sua vida?”.
Eles podem estar relacionados aos seguintes temas, família, casamento, parentalidade, amizades, vida social, trabalho, educação, diversão, espiritualidade, vida em comunidade, autocuidados físicos, preocupação com o planeta e arte.
Reconhecer ou se reconectar com seus valores é o primeiro passo para descobrir qual o caminho certo para VOCÊ, e viver uma vida valorosa e com significado.
Portanto, se você se sente perdida, como se nada fizesse sentindo. Se pergunte, “quais os meus valores e o quanto minhas atitudes estão realmente alinhadas com eles?”
Valores podem motivar o comportamento mesmo em face de adversidades pessoais imensas. Podemos estar sofrendo, sim... mas sem valores, não. Depois de despertada, a valorização pode se tornar uma parte poderosa de uma existência vital.
Um objetivo importante psicoterapia é ajudar os clientes a construir um senso de direção na vida que pode ser perdido em sua luta para acabar com seu sofrimento diário. Eles podem descobrir que mesmo os menores passos em direção à promoção dos próprios valores podem trazer nova vitalidade para uma vida na qual uma mesmice sufocante reina há muito tempo.
Entre as mais importantes, encontra-se a distinção entre valores como sentimentos e valorização como ações. O exemplo de valorizar um relacionamento amoroso com o próprio cônjuge é instrutivo. Sentimentos amorosos podem aumentar e diminuir com o tempo e as situações. Ter um comportamento amoroso (respeitoso, atencioso) somente quando temos sentimentos de amor (e nos comportamos da forma oposta quando surgem sentimentos negativos) tem efeitos problemáticos em um casamento. No entanto, esta é precisamente a dificuldade que encontramos quando valores são confundidos com sentimentos, já que os sentimentos não estão completamente sob controle voluntário e tendem a ir e vir
Definir seus valores pessoais e vivê-los poderá proporcionar um sentimento de realização. Além disso, fará com que você busque escolher aquilo que faz mais sentido ao seu ponto de vista e lhe fará feliz, ainda que não faça sentido para todo mundo.
Psi Jefferson
