Tipos de psicoterapia: Sua jornada de Bem-estar
É hora de escolher o SEU próprio caminho.

Alice perguntou: Gato Cheshire... pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
(Alice no País das Maravilhas)
Desenvolvimento Pessoal
Em clínica é tão comum ouvir o seguinte "quero voltar a ser quem eu era", mesmo que seja um desejo genuíno, é algo impossível de ser realizado, estamos em constante mudanças, e tudo que nos acontece, colabora para nossa evolução e desenvolvimento, ser quem você era, é retroceder, é parar no tempo.
Imagina uma situação que você reencontra um amigo da escola depois de 15 anos e ele diz "nossa, você não mudou nada, está do mesmo jeito que aos 16 anos" isso seria um elogio ou uma ofensa?
Entendo que quando você diz que gostaria de ser a como antes, quer dizer que deseja se sentir bem como antigamente, e é possível sentir felicidade e orgulho de você mesmo, apesar do que aconteceu na sua história.
O desenvolvimento pessoal é algo natural do se humano, mesmo quando se afirma que é a mesma pessoa de sempre e nunca vai mudar, estamos em constante movimento. Cada mudança é individual e única, pois a personalidade, ambiente, crenças, educação recebida pela familia e inteligência emocional são fatores com extrema influência no nosso desenvolvimento.
E quando decidimos pontencializar nosso desenvolvimento emocional e intelectual, isso altera completamente a forma que interagimos com as outras partes de nossas vidas, como família, amizade, casamento e trabalho.
Além, de influênciar totalmente a forma como você se enxerga, alavancando sua autoestima e autoconfiança para encarar a vida e a sua história. Através desse tipo de desenvolvimento você consegue tomar decisões precisas, administrar os seus relacionamentos, lidar melhor com situações corriqueiras e estressantes e, sobretudo, viver em paz consigo mesmo.
Vivemos no piloto automático em grande parte do tempo, por isso, não costumamos perceber o quanto mudamos. Portanto, quando você decide mudar, esse processo se torna consciente e intencional, rumo a um objetivo claro, deixando de colocar suas esperanças, expectativas e desejos nas mãos de outros indivíduos e volta o olhar para si mesmo.
Psicoterapia individual
Com bastante frequência vamos ao cardiologista, endocrinologista, nutricionista e qualquer outro profissional para cuidar do corpo, mas tão necessário quando cuidar do corpo, é cuidar dos pensamentos e das emoções, eles exercem grande influência no nosso comportamento e na nossa vida. Mas onde devo ir para cuidar disso?
A psicoterapia é realizada por Psicólogos. É baseada no diálogo, com objetivo de tornar consciente os elementos presentes nos pensamentos, emoções, comportamentos e ambientes, tornando possível que as pessoas desenvolvam maior conhecimento sobre suas escolhas e atitudes, potencializando o controle de suas próprias vidas.
Portanto a psicoterapia individual é um método que o ajudará a entender sua jornada até aqui, acolhendo os erros, falhas, conquistas e vitórias. Compreendendo seus desejos, emoções e atitudes, sendo o primeiro passo para elevar a autoestima e para a projetar o futuro. Além disso, quando conhecemos a fundo nosso ser, temos o poder de nos relacionar melhor com as pessoas em nossa volta.
As sessões são feitas com um psicólogo, em geral as sessões acontecem de forma semanal, com média de duração de 50 minutos, e é um atendimento completamente individualizado para você, podendo ser abordados diversos temas, de relacionamentos pessoais, familiares, amorosos.
Os motivos que devemos buscar ajuda são diversos, mas pontuarei alguns a seguir:
O sentido da própria vida se perdeu
Insegurança emocional
Timidez
Isolamento social
Sentimento constante de solidão
Redução da autoestima
Dificuldade em tomar decisões
Insegurança na carreira profissional
Medos “irracionais” ou fobias
Necessidade de autodesenvolvimento
Bloqueios emocionais
Traumas
Dificuldade de comunicação
Luto
Procrastinação
Pensamentos autodestrutivos
Psicoterapia de Casal
Imagine que você está em uma caminhada e encontra alguém na metade do caminho, não necessariamente essa pessoa está indo para o mesmo lugar que você, mas após algum tempo conversando e se conhecendo, vocês decidem continuar essa caminhada juntos. QUE MARAVILHA! Agora vocês são uma equipe rumo ao mesmo objetivo.
Mas observe, esse caminho é longo demais e muita coisa pode acontecer, antes de vocês se encontrarem, ambos estavam em uma jornada individual, e no meio da caminhada mudaram o rumo dos próprios objetivos para formar uma equipe. Então qual a garantia de que essa nova jornada será em busca do mesmo objetivo para sempre?
Nossos planos mudam, os ciclos da vida continuam a girar e novos sonhos surgem, como individuos e como casal.
A terapia de casal busca contribuir com a resolução dos conflitos e abre espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, compreendendo a expectativa de cada um e o que fazer para alinhá-las.
O psicólogo atua como papel de intermediador entre o casal, ampliando o diálogo e a visão de mundo de ambos, que, muitas vezes, por encontrarem-se sob efeito de fortes emoções, perdem o controle e não conseguem tomar uma decisão e modificar antigos padrões que não trazem mais benefícios para a relação.
A realidade é que todo casal tem problemas. Alguns são menores e mais fáceis de administrar e outros tomam proporções maiores e que, algumas vezes, necessitam de ajuda ou que levam ao rompimento da relação.
Agora imagine que todo relacionamento precisa ser percebido como se existissem três pessoas fazendo parte da relação: você, o parceiro e o casal. Como individuos precisamos cuidar de nós mesmos com autoresponsabilidade, enquanto que os dois precisam se unir para cuidar do "casal" em parceria.
Utilizado como um recurso terapêutico como forma de ajudar casais a lidar com problemas que afetam negativamente o relacionamento. A psicoterapia é um espaço seguro e de confiança onde os parceiros podem falar abertamente sobre as dificuldades da relação e buca contriburi para resolução de conflitos e alinhamentos de projetos de vida.
Outras vezes, mesmo que a necessidade seja de terapia para casais, um dos cônjuges não reconhece e não tem interesse no tratamento, levando o parceiro a procurar a terapia individual para ver se consegue resolver a sua parte no problema e ajudar o cônjuge a resolver a “parte” dele.
Os motivos que devemos buscar terapia de casal:
Brigas Constantes
Desconexão no Relacionamento
Vontade de Separação
Insegurança ou Ciúmes
Casos de Traição
Falta de Comunicação
Falta de Intimidade Sexual
Planos de Vida Desalinhados
Precisa de ajuda? Busque atendimento com um profissonal de saúde mental.
SE DÊ UMA NOVA CHANCE!
Psi Jefferson
